Vírus chromium, entenda o que é e como remover

por julho 22, 2020Artigos

O projeto chromium é um navegador de código aberto criado pelo Google. O seu código é igual ao clássico Google chrome porém  pode conter códigos inseridos por outras pessoas, por conter muitos bugs, tornou-se vulnerável e é usado para propagação de vírus por pessoas mal-intencionadas.

Vírus Chromium é um navegador que substitui o navegador padrão substituindo a pagina inicial de busca por outras desconhecidas, pode enviar alertas falsos de vírus encontrado, propagandas que aparecem no navegador ou nas notificações, alto consumo de memoria e processador.

Existem diversas formas do vírus Chromium invadir o seu sistema, a forma mais comum é quando tenta instalar um software legitimo e faz o download de um pacote de software, que são varias instalações em um único arquivo executável.

Siga os passos abaixo para remover o vírus Chromium do seu computador:

1 – Feche completamento o navegador Chromium do seu computador, pressione as teclas “Ctrl+Shift+Esc, vai abrir o gerenciador de tarefas, procure o processo chromium e clique em finalizar tarefa.

2 – Agora procure o ícone do Chromium na sua área de trabalho ou no iniciar, clique no ícone com o botão direito do mouse e vá em abrir local do arquivo.

3 – Na aba de endereços, clique no diretório arquivos de programas.

4 – Depois de encontrar a pasta dos arquivos do Chromium, clique em excluir e depois esvazie a lixeira.

5 – Após a exclusão do chromium é recomendado verificar se ainda existem infecções, para fazer esse processo faça o download do AdwCleaner que é uma ferramenta gratuita que faz buscas de adwares, hijackers e programas potencialmente indesejados.

6 – Após o download do AdwCleaner, clique para abrir e vá em Scan Now para fazer a varredura no seu computador, caso encontre arquivos maliciosos marque para enviar para quarentena. Após esse processo deve reiniciar, o Adwcleaner abrirá novamente informando quais objetos foram quarentenados, marque todos e clique em delete.

Pronto, seu computador já vai está limpo e você poderá navegar normalmente sem perigo, é sempre recomendado instalar um bom antivírus para não correr riscos e sempre que for fazer download de algum programa faça diretamente no site do desenvolvedor.

Fontes: Techtudo e pandasecurity