Ferramenta do google chrome faz varredura de softwares indesejáveis

por maio 21, 2018Artigos

Os softwares indesejados, que consistem em adware, sequestradores de navegador, falsos otimizadores de sistema e software de rastreamento, continuam a ser um grande problema para usuários de computador de todos os tipos. Pior ainda, muitos desses programas passaram da linha de ser apenas um incômodo para agora realizar fraude de cliques, roubo de credenciais ou instalação de mineiros.

O que muitas pessoas não sabem é que o Google Chrome inclui uma ferramenta criada pela ESET chamada “software_reporter_tool.exe” que analisa periodicamente um computador quanto a software indesejado e, se detectado, solicita que o usuário o remova. Os softwares indesejados examinados são programas que injetam anúncios, instalam extensões indesejadas, executam sequestro de navegador e outras modificações indesejadas.

Embora essa ferramenta específica não seja voltada para todos os malwares, mas sim para o malware que afeta o navegador, ela adiciona segurança extra ao computador. Ao mesmo tempo, tem havido uma preocupação com as varreduras periódicas por essa ferramenta, pois ela é executada sem o conhecimento do usuário e pode consumir muita CPU e realiza o rastreamento potencial do software instalado e de outras informações do computador. Para alterar quais dados são enviados ao Google, siga as instruções aqui .

Se você achar que sua instalação do Navegador Chrome está começando a parecer estranha, lenta ou exibindo anúncios onde normalmente não deveriam estar, também é possível executar uma verificação manual sob demanda usando a Ferramenta de limpeza do Chrome, em vez de esperar para executar periodicamente.

Realizando uma verificação manual com chrome:// settings / cleanup

ara realizar uma verificação manual usando a Ferramenta de limpeza do Chrome, abra o navegador Google Chrome, digite chrome://settings/cleanup  na barra de endereço do navegador e pressione Enter para ir para a página “Limpar computador” do Google Chrome.

Nesta página, você pode clicar no   botão Buscar para iniciar uma verificação de software indesejado e uma opção chamada “Informar detalhes ao Google”.

Se ativada, a opção de relatório enviará dados como os programas em execução no computador, tarefas agendadas, valores do registro, nomes de arquivos, extensões e módulos associados a programas indesejados para o Google. Esses dados são usados ​​para melhorar as definições usadas pela Ferramenta de limpeza do Chrome e são armazenados pelo Google por 14 dias.

Depois de decidir se deseja enviar informações ao Google, você pode iniciar uma verificação de software indesejado clicando no botão Buscar. Esse processo pode demorar um pouco, então, por favor, seja paciente.

Quando a verificação terminar, ele indicará que nada foi encontrado ou exibirá uma lista de ameaças.

Mais uma vez nesta tela é uma opção para enviar informações sobre o que foi detectado para o Google, que você pode desativar. Quando estiver pronto para remover o software indesejado, clique no   botão Remover .

O Windows agora exibirá uma janela perguntando se você deseja permitir que a Ferramenta de limpeza do Chrome faça alterações no computador. Se você deseja remover os itens detectados, clique no  botão Sim para continuar.

A Ferramenta de limpeza do Chrome agora removerá qualquer software detectado e, quando terminar, exibirá uma mensagem informando que você precisa reiniciar o computador para concluir a remoção do software indesejado.

Para finalizar esse processo, clique no botão Reiniciar computador e, quando o Windows reiniciar, a Ferramenta de limpeza do Chrome concluirá a remoção do software. Quando isso acontece, você pode receber outra janela para executar a Ferramenta de limpeza do Chrome, que deve ser permitida.

Depois que esse processo terminar, qualquer software detectado será removido.

Fonte: https://www.bleepingcomputer.com/tips/web-browsers/using-chrome-settings-cleanup-to-scan-for-unwanted-software-using-chrome/